FLYING UNDER THE RADAR

VOANDO SOB O RADAR

Flying Under the Radar: Biennial of the Arts    Rio de Janeiro x San Francisco

Renato Cruz : Dança

Link: Obra

Após graduar-se em dança, Renato Cruz começou com um trabalho voluntário no Grupo de Formação de Educadores Populares, uma ONG com atuação no Rio Comprido, bairro onde nasceu e mora até hoje, aos 31 anos. Certo dia, percebeu que era hora de seus alunos reforçarem a corrente e passarem a replicar seus ensinamentos a outros aprendizes.
Imbuído desse sentimento, ele criou seu próprio projeto social, batizado de Arte É o Melhor Remédio, que desde 2007 já acolheu mais de 500 crianças e adolescentes do Morro do Turano e arredores do Rio Comprido. Em um espaço dentro da favela, os alunos têm aulas de dança e artes cênicas.
Além de aprender os sacolejos ao som de gêneros díspares, que vão da música clássica ao hip-hop, seus pupilos abrem uma perspectiva de carreira na dança ou no teatro. Como forma de exercício, e também uma maneira de espalhar o bem, as turmas se apresentam em hospitais e escolas, para alegrar a vida de pacientes e alunos. 
 "Existe muito preconceito contra a dança, mas trata-se apenas de um exercício de sensibilidade artística. E foi isso que mudou minha vida", diz Renato. A Companhia Híbrida de Dança, criada em 2007 e dirigida por ele, é hoje uma das mais atuantes do Rio de Janeiro. Recebendo diversos prêmios, como Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, Prêmio Funarte de Ocupação dos Espaços Cênicos, FADA, entre outros, esta cia já dançou em inúmeros festivais, mostras e temporadas por todo o Brasil e no exterior.